Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A BELEZA GENUINA

Adestrando o Olhar
 ENTREVISTANDO os Alunos do EJA_ Ed. Jovens e Adultos


Desde pequeno tive uma atracao muito grande pela beleza. No inicio era inconsciente, as brincadeiras e amenidades de crianca sempre estavam acompanhadas por um desprendimento muito grande da minha atencao para o que era belo. Primeiro foram os lapis de cera que alem de serem usados para colorir eram esculpidos e viravam pecas de xadrez, depois fui comecando a transformar qualquer coisa que eu encontrava em algo utilizavel ou decorativo, logo dava de presente. Era assim que eu fazia amigos. Com o tempo comecei a enxergar o belo de maneira mais ampla. Fui me apaixonando aos poucos por diferentes formas de beleza. Primeiro foi a filha da vizinha, que era loira dos olhos azuis e eu achava aquilo o auge do espetaculo, um exemplar europeu em terras pardas e negras. Depois foi a filha da outra vizinha, nao tao estonteante mas muito charmosa e mais velha. Depois fui crescendo e observando  a beleza nas relacoes humanas. E ate hoje 'e nela que eu me inspiro para criar arte. 
A menina mais velha que tinha um carinho enorme pelo pirralho que batia na porta da casa dela so' pra dar um anelzinho feito com fios desencapados de cobre, a mulher que cozinhava algo gostoso e sempre lembrava de mandar um pouco para alguns vizinhos provarem... Meus amigos que batiam a minha porta com a pergunta: vamos brincar?...

Coragem (do latim coraticum) é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou a intimidação. Uma pessoa corajosa é uma pessoa que, mesmo com medo, faz o que tem a fazer. Pode ser dividida em física e moral.

 De alguma maneira o trabalho que fiz com o grupo de jovens e adultos que retornaram a sala de aula me remeteu a essas memorias. O que 'e beleza? Estamos realmente acostumados a lidar com uma beleza genuina?
Meu trabalho esta completamente ligado a estetica. Modelos perfeitas, peles hidratadas, cabelos impecaveis, maquiagens, cilios posticos, ternos e roupas elaboradas...
Quando tive a oportunidade de entrar em contato com esse grupo de pessoas observei uma beleza com a qual tinha perdido o contato.
Homens e mulheres que viveram a vida inteira `a margem de uma sociedade letrada que perceberam que ainda tinham tempo para aprender. 

O sofrimento de nao ter acesso a leitura e depender de outras pessoas para atividades comuns cotidianas esteve presente em toda a vida deles. E mesmo assim os sorrisos nao tinham dificuldade alguma em aparecer durante o tempo que passamos juntos. 
Cheguei na escola sem roteiro algum. Nao sabia o que iria perguntar nem qual seria minha estrategia para deixa-los a vontade e conseguir fazer as fotos que havia idealizado previamente.
As professoram com as quais tive contato antes do encontro com os alunos haviam avisado a eles que eu iria naquele dia, assim, meu primeiro contato visual foi de mulheres penteadas, cheirosas e terminando de se maquiar. Resultado, mal me apresentei e ja estava com a maquina fotografica colada na cara e com os dedos nervosos. 

Os senhores estavam extremamente tranquilos. Pareciam estar curtindo mais  do que a ideia de serem fotografados o fato de poder ver as "colegas de classe" numa situacao tao atipica.
 

 A naturalidade com que as perguntas e expressoes foram surgindo durante o processo foi impressionante. O que eu mais me impressionei e emocionei foi o desprendimento daquelas pessoas em aceitarem contar fatos tao particulares de suas historias de vida. Eles estavam realmente dispostos a compartilhar suas cicatrizes e rugas comigo, e o mais bonito de toda a situacao foi conseguir enxergar, mesmo que contraditoriamente, uma beleza genuina nessas rugas e cicatrizes.


Minhas curiosidades, tipicas de um jovem alfabetizado e de classe media foram aos poucos sendo esclarecidas. A bagagem emocional que cada um me mostrou foi uma das inspiracoes para a criacao do video. Uma experiencia que sem duvida foi um soco na boca do meu estomago, mas que nao doeu. Um choque de realidade que deixou minha alma um pouco maior. Sem duvida algo que eu gostaria muito de compartilhar com meus amigos e leitores:




2 comentários:

Stephane Castro disse...

Lindo, lindo, lindo! Genuíno, naturalmente crescidos, naturalmente descobrindo, ainda, o novo! Parabéns, Filipe!!

Anônimo disse...

Olá Filipe,

Sou namorado da Laura Kascher, Thiago.

Parabéns pela iniciativa de enxergar uma beleza fora dos padrões que nosenfiam goela abaixo pela mídia, Educar para mim é a mais nobre das profissões e a mais bonita das artes.
Parabéns.