Pesquisar este blog

sábado, 29 de dezembro de 2012

"ENDIREITA MUNDO"



Este ano fui convidado a participar de um projeto que muito modificou minha vida e meu olhar para o mundo. Se tratava de um evento, o “Kizomba na Mata”, que reuniria membros de diferentes comunidades quilombolas da Zona da Mata Mineira. Minha função era visitar e fotografar tais comunidades.
Aceitei o convite de imediato pois além de ter a certeza da enorme experiência antropológica que experimentaria, desde que comecei a estudar História do Brasil eu tinha uma grande curiosidade a respeito dessas comunidades que surgiram por um mote tão cruel e desumano que foi a escravidão. Levei minha câmera e o sorriso no rosto.
Tive o grande prazer de conhecer pessoas que, ao meu olhar, sintetizam o genuíno, criativo, trabalhador, devoto, cidadão rural brasileiro.
O resultado, foi a criação da coleção de pinturas e fotografias nomeada “ Endireita Mundo”. Esse projeto gerou também um filme, que fiz junto com a talentosa cineasta e estudante de farmácia Bárbara Dias Costa. O filme “ Endireita Mundo – Marcha aos Quilombos” surgiu a partir de entrevistas etnofarmacológicas filmadas durante as visitas, e relata alguns traços da cultura, folclore, religião dessas comunidades.



"Festa em Corujas"
Inspirada na paisagem do quilombo de São Sebastião da Boa Vista, a pintura nomeada “Festa em Corujas” retrata ícones do folclore regional como o Caboclo D’água e o gato preto, dentro da atmosfera festiva e religiosa do vilarejo mineiro.



"Oficina do Sr. Joaquim"
A pintura “Oficina do Sr. Joaquim” foi inspirada na fotografia do ambiente de trabalho do devoto e talentoso marceneiro e mestre de obras Sr. Joaquim.



 Além de líder comunitário do quilombo de São Sebastião da Boa Vista, esse senhor representa uma bela metonímia do trabalhador brasileiro, que envolve seu próprio sangue e suor na guerra diária pela conquista da paz e da felicidade.



Vamos Chegar?
Como o próprio nome diz, “ Vamos Chegar?” é minha homenagem aos generosos anfitriões que me receberam dentro de suas casas como um querido membro da família. O quadro diz muitosobre o portal que se abre ao convidar um amigo para entrar em “suas casas”. Uma metáfora entendida muito bem pelos que já experimentaram etnológica visita ao poético mundo da gentileza, raridade na atualidade globalizada.


"Tio Pai Tudo" foi o ex-escravo conhecido na região pelo seu vasto poder de curar enfermidades usando plantas medicinais e rezas. Um personagem coberto de um misticismo e crença entre os quilombolas. Quis representar o senhor descrito como o preto velho de barbas brancas num olhar infantil desconfiado. Talvez uma mensagem de continuidade para fé de maneira geral.


"Cidinha"
Nossa Senhora Aparecida, a Santa encontrada por pescadores, talvez seja a maior fonte de força espiritual, acolhimento e esperança para a maioria de devotos brasileiros. Não somente para os católicos, a figura de uma mãe de braços abertos em sinal de acolhimento faz parte do acervo de memórias coletivas que compõe a atmosfera diária da vida do genuíno brasileiro cidadão quilombola.


"Abolição das Lágrimas" aborda a beleza que esta em se livrar das dores e mágoas e alçar vôos melhores com cicatrizes e a liberdade na bagagem.


FOTOGRAFIAS
Agradecimentos:
 Botafogo (Município de Tabuleiro), Colônia do Paiol (Município de Bia Fortes), São Bento e São Sebastião da Boa Vista (Município de Santos Dumont), São Pedro de Cima (Município de Divino), além da comunidade de São José como convidada especial do Estado do Rio de Janeiro (Município de Conservatória, RJ).

































outubro 2012/ janeiro 2013








Um comentário:

Renata para AMORnizando disse...

Incrível como você nos surpreende cada vez mais com seus trabalhos, Filipe! Lembro-me do "curta" que você produziu na disciplina Estudos Ambientais enquanto aluno de Arquitetura, que assisti antes dos alunos, dentro do ônibus indo levá-los pra um trabalho de campo! De lá pra cá, só tenho que revelar minha admiração por tudo que você cria! As fotografias cheias de história, as obras cheias de sentimentos e toda a vida que você consegue captar e transmitir nos seus trabalho. Sucesso sempre!!!