Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A BONECA


Luiza Lechitz por Filipe Matias


"...Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam..."
Olavo Bilac


 

O ensaio com a modelo Luiza Lechitz foi criado a partir da fisionomia delicada e sugestiva das bonecas de porcelana. A desenvoltura e o proprio fisico da modelo auxiliaram na criacao de um personagem que mostrasse a ideia principal da proposta: a subversao de um brinquedo infantil em uma mulher sexy.

Para isso, criei um figurino em que pudessem ser inseridos diferentes elementos durante o ensaio. Elementos sugerissem essa evolucao sexual do personagem. 

 

Minha ideia foi comecar o trabalho mostrando a faceta pueril e delicada da boneca, entao criei a maquiagem de cilios enormes pintados na pele extravasando os supercilios, algo bem exagerado e que fosse o unico foco de atencao para o rosto, por isso a boca apagada e a pele ressaltando as sardas da Luiza.

O espartilho de metal galvanizado, aplicacoes de pedrarias, perolas e botoes coloridos foi uma sugestao para as brincadeiras das meninas em confeccionar os vestidos das proprias bonecas.
O grande laco que a modelo usa na cabeca foi confecionado com uma tela galvanizada e bordada com perolas, sendo uma escultura exata do laco "cartoon" praticamente impossivel de se executar perfeitamente apenas com um tecido.


Foi uma tarefa muito facil dirigir e fotografar a Luiza, alem de nos conhecermos ha algum tempo, fizemos teatro juntos e ela tornou-se modelo profissional, tendo plena consciencia de qual postura e expressoes corporal e facial seriam ideais para cada proposta.


 A subversao do personagem se deu quando transformamos a maquiagem em algo adulto. Olhos bem marcados e a boca na cor que eu chamo "vermelho cor de sexo". A saia de babados, preservando a essencia da proposta, 'e bem curta e foi feita uma pintura nas pernas da modelo sugerindo as costuras de meias de nylon.


Resultado: Parou o Transito!
obrigado Luiza e Silvana!







2 comentários:

Rafael disse...

Mais uma vez, parabéns pelos seus trabalhos sempre bons... boas fotos e quero ver essa roupa de perto!!

Luiza Lechitz disse...

Felipe, fiquei lisonjeada com tantos elogios no decorrer do texto. Fiz esse ensaio com grande prazer, sinto saudade de todo o carinho que tive no dia da sessão de fotos.
Lembro-me como se fosse hoje todo o cuidado da construção da personagem e tamanha atenção em cada detalhe.
Agradeço o seu convite, pois, hoje utilizo essas fotos em meu currículo de trabalho e não há uma pessoa se quer que não elogie as fotos.
Parabéns a nós! E principalmente a você!
Beijinhos
Luiza Lechitz