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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dear RAPUNZEL


...quando a agonia da espera pelo amor passa para a superficie da pele, pelos cabelos e mergulha no mar que fez uma poca em seus olhos...
Filipe Matias 
 



Foi esse ensaio que deu origem atodos as outras subversoes posteriores. O Primeiro ensaio tematico que fiz foi um grande desafio. 

 

— Rapunzel, Rapunzel! Joga abaixo tuas tranças!
As tranças caíram pela janela abaixo, e ele subiu.
Rapunzel ficou muito assustada ao vê-lo entrar, pois jamais tinha visto um homem.
Mas o príncipe falou-lhe com muita doçura e contou como seu coração ficara transtornado desde que a ouvira cantar, explicando que não teria sossego enquanto não a conhecesse.



Britany Nohra, modelo e designer de moda em Paris, foi a maior inspiracao para criar o personagem. Nos conhecemos quando morei nos Estados Unidos e ficamos bons amigos. A delicadeza das maos e seus olhos quase melancolicos, mostravam uma inseguranca pueril que reconheci no personagem enclausurado da Rapunzel. 

 
Para nao cair num cliche e falar sobre sua "beleza exotica" vou descrever um pouco minhas observacoes sobre Britany. Reconheci um romantismo extremo nela ao conversarmos. Uma menina de (na epoca) 22 anos se nao me engano , morando na Europa, longe dos pais, lutando e sendo bem sucedida na carreira de modelo e estudando para ser design de moda. A primeira vista nao achei uma menina linda. 


A pele bem cuidada, os cabelos brilhantes e o sorriso perfeito apenas faziam dela uma menina normal entre os milionarios. Mas depois que comecamos a conversar tudo mudou. A voz dela foi a primeira coisa que me impressionou. Uma docura absurda em um timbre equilibrado enquanto falava coisas "de gente grande" como a vida na Europa e mercado de trabalho. Inteligentissima. Foi me aproximando aos poucos e conhecendo mais. Extremamente carinhosa mas preservando a elegancia europeia e a frieza dos americanos. 

Desde entao comecei a observar algumas caracteristicas que seriam perfeitas estetica e essencialmente para a criacao do personagem da Rapunzel.

 



Uma postura elegante e o jeito de encarar a camera me faziam ter a impressao que ela estava olhando nos meus olhos por detras das lentes. O maior paradoxo era enxergar a expressao indefessa dos olhos e a seguranca imponente de sua postura. Valeria a pena fotografa-la mesmo sem tema algum.




A expressao cansada e os olhos extremamente expressivos imprimiam uma sensualidade espontanea.


A ideia principal para a escolha da personagem  da Rapunzel foi esse contraste de inseguranca e forca que eram genuinos da Britany e que seriam muito interessantes se fossem adotados para o personagem. Assim, toda a producao dos figurinos foi pensada de maneira a ter uma modernidade tipica de uma releitura e preservando a elegancia do classico.


 Uma princesa a espera de um principe me soava quase ironico naquela epoca. Por isso montamos looks inspirados nos movimentos do rock e mesclando com elementos da alta costura. A estola de pele animal com a coroa de brilhantes em contraste com o coturno cano longo Christian Dior e meias rasgadas fizeram uma boa composicao para demonstrar esse contraste de emocoes que queriamos passar com o personagem.


Por que a Rapunzel nao usa o proprio cabelo, faz um RAPEL e se liberta? (risos)... Queriamos acima de tudo transmitir um certo ar de independencia, beirando ao feminismo.










Com a criacao de um visual que fosse mais medieval, tentamos sugerir uma evolucao do personagem. Um antes/depois do que seria o classico original e todas as "Rapunzeis" genericas da atualidade.





































Thanks B! My dear Rapunzel
It was such a great experience to have you as my stunning musa!
Warmest thoughts!
Saudades!
See you in Paris!

Filipe Matias


Um comentário:

Ingrid Sarchis disse...

Adorei geral: os figurinos (principalmente o que ela está de botas e o de oncinha), a maquiagem, o cenário maravilhoso. A modelo com carinha melancólica... E a trança??? Sensacional. Parabéns.