Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ROMEO AND JULIET


ROMEO AND JULIET



"... O amor nao teme o tempo, muito embora seu alforje nao poupe a mocidade. Amor nao se transforma de hora em hora, antes se aforma para a eternidade!..."

William Shakespeare


O que me fascina na historia de Romeu e Julieta nao 'e a proibicao de uma amor jovem e sim a forca dele. Todas os obstaculos propostos na historia nao sao relevantes perto dessa paixao que so' fez sucesso por conta do final tragico. Se procuramos nas nossas vidas reais podemos encontrar facilmente situacoes parecidas com finais diferentes.

Minha proposta com esse ensaio foi ilustar essa paixao visceral que nos inspira sorrisos. A ideia inicial era sugerir uma uniao de diferentes etnias. Uma Julieta linda, europeia, loira e de olhos azuis que apaixona-se por um Romeu de pele morena e tracos latinos foi o toque de ironia e critica aos preconceitos sociais, que na vida real sao um dos verdadeiros obstaculos impostos aos apaixonados.



A JULIETA 


A montagem do personagem da Julieta girou entorno da riqueza e luxo de um membro da realeza. Os vestidos com aplicaoes em perolas e pendentes de cristais juntamente com a fisionomia classica de princesa da modelo auxiliaram no sucesso do resultado. Eu queria uma PRINCESA JULIETA, entao a escolha da modelo foi certeira.  

 

Melanie Schmid nunca havia feito um trabalho fotografico do genero. Eu a conheci cursando a faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e sempre observava a delicadeza e carisma da loira, uma das coisas que mais me encanta nela 'e a simplicidade, a meu ver ela nao fazia ideia da beleza que tem. Isso foi um fator de peso para o convite, que foi aceito (felizmente) instantaneamente. Eu estava contando os dias para mostra-la ao espelho como Julieta.





O ROMEU

Minha inspiracao para interpretar o Romeu foi D. Juan de Marco. Queria criar um personagem latino e envolvente. Um plebeu que envolve-se com a realeza tem que ser muito malandro e sedutor.


Queria subverter a historia com uma sensualidade que ate entao nao havia sido mostrada no classico, assim a proposta de composicoes e posturas mais picantes para algumas fotos e ate mesmo os figurinos foram estudados especificamente para manter a essencia romantica e amorosa do casal, adicionando um leve erotismo sem vulgaridade.






 

 As fotos de Romeu rasgando sua historia escrita no livro sugerem a personalidade desafiadora que pensei para o personagem. Foi uma das ideias mais claras para a subversao da historia classica.




OS VESTIDOS DE JULIETA

Minha maior inspiracao para criar os vestidos da Julieta surgiu apos o conceito luxuoso de princesa que sugeri ao personagem. Entao, as criacoes em cetim e voil pintados foram as ferramentas para expressar as sensacoes de Julieta em cada cena. Durante todo o momento feliz e melancolico em que ambos estao vivos, Julieta usa um vestido verde com bojo rigido e aplicacoes de pedrarias e perolas. Toda a saia verde 'e furada, pintada em degradee e o forro azul contrasta com as bordas queimadas do vestido. Quando a historia comeca a virar uma tragedia, ambos os personagens usam preto.

 
 
 


 O ENCONTRO

Cada cena proposta para a construcao de um ensaio no estilo editorial foi estudada esteticamente para conferir a poesia e o sentimento especifico de cada momento da historia do casal. O ENCONTRO foi a primeira  ideia planejada. Com inspiracao na pintura de Michellangelo, as maos do casal deveriam ser extremamente expressivas e sugerir o momento inicial de um romance.
Notem a inseguranca e delicadeza das maos de Julieta indo ao encontro da mao firme e rebaixada de Romeu. Indicacao perfeita para a brincadeira de princesa e plebeu que havia proposto.




 Minha ideia foi mostrar que o primeiro encontro do casal foi numa valsa. As cores das fotografias deveriam sugerir um momento fantastico. A luz e as expressoes dos modelos deveriam criar a atmosfera de um sonho, felicidade plena e encantamento.



 


O BEIJO

  
 A foto para o beijo dos jovens foi inspirada na cena retratada no quadro " O BEIJO"  de Gustav Klimt. A fotografa Liliane da Rocha teve a brilhante sacada de nos posicionar de forma que sugerissemos uma releitura do quadro.


O projeto de criacao das cenas que iriam compor o ensaio de Romeu e Julieta baseou-se na proposta de emocoes. Tristeza, felicidade, excitacao, erotismo, angustia e morbidez foram os principais precursores e inspiradores das fotos.



A TRAGEDIA

A inspiracao estetica para as fotos da morte de Romeu foi a estatua da Pieta. Em que Maria, desolada, segura seu filho no colo. O cenario perfeito para a cena seria um santuario, algo que lembrasse um altar de igreja. A imagem de Jesus Cristo como fundo da foto trouxe a atmosfera ideal para a foto.




Depois da morte de Romeu e o suicidio de Julieta, decidimos fazer outra cena. E se Romeu encontrasse sua paixao morta?


Ficha Tecnica

Producao, direcao, figurino e maquiagem: Filipe Matias
Edicao de Imagem: Filipe Matias
Fotografia: Carolina Brinate, Romeu Delmonte, Liliane da Rocha, Rodrigo Amorim e Marcela Sinder
Romeu: Filipe Matias
Julieta: Melanie Schmid































obrigado a todos que participaram!

10 comentários:

mariana outemuro disse...

COMO SEMPRE ENSAIOS PERFEITOS!!!PARABPENS FELIPE!!!!VC VAI LONGE!!SOU SUA FÃÃÃÃÃÃÃÃ!!!!!SUCESSO!!!!VC MERECE MENINOOOO!!!!
BIEJOS MARIANA OUTEMURO!!!!

Ingrid Sarchis disse...

Depois de ler todo este texto sobre sua inspiração fiquei escandalizada com o tamanho da sua criatividade. Pude reparar mais em cada detalhe das fotos e perceber justamente esta junção da estória de William Shakespeare com o contexto atual e toda esta abordagem das contradições e preconceitos. Perfeito! perfeita a escolha da modelo e você Filipe, se encaixou direitinho na proposta do personagem. Parabéns!

Marlon Bruno disse...

Confesso:

Julieta, desdenho a hora em que aceitei o convite de uma outra deslumbrante amiga (que agora já não sei mais se tal denominação seria jsuta) para conhecer a postagem.
Um mix de nostalgia (embora nascido em 1983) juntamente com brilho, alegria, satisfação, prazer, instigação, tomou conta de mim ao vê-la.

Seu Romeo encaixou como uma luva nas mãos de uma rainha, imperadora eu diria, assim deixando-me à mercê de vossa delicadeza.
Sua beleza encantou-me, não somente a beleza das curvas insinuantes mas a beleza que o teu olhar transmite como se vosso interior transbordasse de sentimentos por Romeo. A Romeu... não o invejarei... Mas guardarei em meus sonhos vossa bela Julieta saxã mais brasileira que meus sentimentos puderam sentir.

Maria Luiza Russo, Malurusso disse...

Filipe! É emocionante ver o trabalho de quem vimos crescer. Surpreende o seu talento e ver que, aquele pequeno menino, se transformaria numa "fera!" no que faz. PARABÉNS!! SUCESSO SEMPRE!!
Bjinhus!

filipematias disse...

orbigado a todos voces meus queridos! o blog 'e minha maneira de retribuir o sucesso proveniente desse meu publico que aprecia arte!

filipematias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana disse...

Cara,MUITO foda seu ensaio! Parabéns!

Rafael disse...

Artista incrível! =)
Quero só saber onde podemos negociar os direitos autorais dessas fotos pq preciso imprimir algumas e colocar na parede... o material é liberado? Hehehehe
Parabéns pelo blog, pela criatividade e pelo talento.

Unknown disse...

Foi um prazer trabalhar com vc!! Adorei o convite e mesmo sendo totalmente virgem em ensaios fotográficos, vc fez ficar mais fácil! e acima de tudo foi divertido! Além de talentoso, vc tem bom gosto, coisa que cada dia é mais difícil encontrar! O resultado das suas fotos são sempre resultados bonitos! Te considero um artista completo, porque vc participa do processo todo, a idéia, a roupa, o cenário...
vc vai longe! : )
Fico muito orgulhosa do resultado e feliz por ter feito parte de um trabalho tão bonito!
beijo!
"Julieta"

:) disse...

vc é incrível, querido! acho que vc tem um grande talento, e vai muito, muito longe... merece! ;)