Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

WONDERLAND




"...qual a semelhanca 
entre um corvo e 
uma escrivaninha?..."
 


O ensaio inspirado na nova versao do diretor Tim Burton  para a historia de Lewis Carroll, Alice in Wonderland (Alice no Pais das Maravilhas) esta basicamente ligado a subversao dos personagens.

 
Para tanto, procuramos encenar pequenas esquetes nas quais o publico nunca veria os personagens do filme: uma mesa de cha em que os protagonistas confraternizam o aniversario da antagonista, a mocinha linda e cantarolante do filme fumando cigarros e oferecendo ao maluco que se comporta como um gentleman exemplar, servindo cha para as duas rainhas...


  


A concepcao do cenario foi o primeiro desafio e uma das tarefas mais interessantes. Eu nao queria recriar perfeitamente as composicoes ja mostradas no filme ao mesmo tempo que tentava montar uma atmosfera ludica para ilustrar os planos de fundo das fotografias. A solucao foi pintar um painel de 16 metros quadrados com uma imagem artistica da floresta descrita na historia e montar uma mesa de cha para a encenacao das propostas previamente escolhidas.




  A mesa de cha em que os personagens encenam foi um show a parte.





Inumeras xicaras, bules e pecas de porcelana foram atenciosamente cedidos pelo buffet Vernissage Gourmet e ajudaram a criar exatamente o ambiente pensado para o ensaio. Toda a composicao de flores murchas e pecas de porcelana quebradas, juntamente com o excesso de informacoes do cenario facilitaram para que os modelos entrassem nos personagens.

 

 A escolha das modelos que encenariam a proposta junto comigo, (que interpreto o  Mad Hatter, O chapeleiro maluco) foi baseada na semelhanca das meninas com as personagens da Rainha Branca e da Rainha de Copas, interpretadas respectivamente por Liliane da Rocha (que alem de atuar tambem foi fotografa do dia) e de Julia Pires. 




 

 O ensaio foi acompanhado por uma equipe do programa Mosaico televisionado pela TVE.

 
FICHA TECNICA

producao: Filipe Matias
maquiagem: Filipe Matias e Liliane da Rocha 
modelos: Filipe Matias (chapeleiro maluco), Julia Pires (Rainha de copas) e Liliane da Rocha (Rainha Branca)
cenografia: Filipe Matias
fotografia: Amanda Dias, Filipe Matias, Joao Paulo Brum, Liliane da Rocha e Romeu Delmonte
edicao de imagem: Filipe Matias e Liliane da Rocha







 Agradecimentos: Vernissage Gourmet, Tropical Flores, Carmen Coelho e Cibele Lopes

4 comentários:

Liliane da Rocha disse...

Foi um dos dias mais divertidos! E foi no meu "desaniversário"! É uma brincadeira muio boa se vestir de alguém que não somos, interpretar sem falas, sem ensaios. E o resultado disso fica para sempre, tanto nas fotos de cair o queixo - tão diferentes daquelas que já temos nos porta-retratos - quanto nas lembranças de uma manhã no país das maravilhas.

Kiara Luz disse...

Matiaaaas!
nossa amei,parabéns,eu AMO "alice no país das maravilhas" desde criança sempre foi minha história e filme favorito! :)
ficou show de bola,e a sua maquiagem ficou perfeita!
tudo de lindo!
parabéns!

Ingrid Sarchis disse...

Trabalho fantástico! Parabéns Filipe, parabéns também para as modelos que souberam captar a alma do negócio. A tela usada como pano de fundo foi perfeita. O figurino riquíssimo. Enfim: TOP!

Cinara disse...

Sem comentários!! Perfeito... Matias em suas Mil faces!!