Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SNOW WHITE

SNOW WHITE
  

"...Pudesse eu ter uma menina branquinha como a neve, corada como sangue e com cabelos negros como ébano. Alguns meses depois, o desejo da rainha foi atendido..."
                               (trecho do conto popularizado pelos irmaos Grimm)
                  

A Branca de Neve, Cinara Reis por Filipe Matias

Interpretar uma princesa que espera por um principe pode ser um dos sonhos de muitas jovens. Mas creio que o mundo esta em constante mudanca. Minha proposta para a releitura da protagonista do conto germanico SNOW WHITE (Branca de Neve) populalizado pelos irmaos Grimm, era fazer uma mulher independente e livre de alguns quesitos emocionais e romanticos que acabaram se tornando um cliche dos contos de fadas. Eu queria propor a sensualidade e volupia da vida real. Imaginar uma mulher de pele bem clara, cabelos negros e boca vermelha cor de sangue pode mexer com os hormonios masculinos e femininos. Um ideal de beleza muito procurado tambem pelas mulheres seria o encaixe perfeito para subverter o personagem pueril do classico.
Sempre quis fazer uma producao com esse conceito. E a oportunidade me veio quando fui contratado pela Cinara. Quando nos reunimos percebi como seria facil para ela interpretar minha proposta, ainda que ela mesma nao acreditasse em seu potencial. Engracada, espontanea e ambiciosa em ter uma desenvoltura expressiva tal como eu havia exigido quando propus o tema, a Cinara surpreendeu mais a si mesma do que a mim. Eu tinha certeza da capacidade dela em encarar a camera sendo a Branca de Neve.



A ideia principal estava na questao simbolica da maca envenenada.Entao comecei as minhas elocubracoes acerca do fruto que ja tinha tanta historia. Significando pecado, seducao, o mal do objeto de desejo de Adao e Eva e precursor de uma das historias mais importantes da humanidade tambem seria o fator de evolucao da nossa personagem, transformada em mulher adulta ao provar o fruto.

.

Nas primeiras fotos procurei direcionar uma postura mais indefesa e pura, e minhas ideias para a estetica dessa primeira fase giravam entorno da perseguicao que a branca de neve sofreu pela floresta apos a rainha ordenar sua execucao.



Imaginei fotos com muito movimento (o que influenciou na criacao do figurino) e bem sombrias. Minha intencao era passar o sentimento de panico e impotencia do personagem naquele momento com as cores e a expressao corporal da modelo.
 

 




O FIGURINO



A concepcao do figurino foi inspirada no original da Disney, as cores azul e amarelo seriam em outros tons porem preservariam a identidade do personagem. Mas eu queria que fosse algo diferente, transformando o vestido do classico em um blazer de mangas assimetricas bem decotado e uma saia de retalhos. 


Essa producao possibilitou a montagem de diferentes visuais para cada etapa do ensaio. A concepcao da saia se deu depois da decisao de como seriam as fotos da perseguicao na floresta. Um tecido pesado mas com maleabilidade o bastante para conferir fluidez aos movimentos da modelo. 
O blazer com culotes laterais foi inspiracao do seculo XIX, com cinturas marcadas e espartilhos decotados.
FICHA TECNICA

Concepcao e Producao: Filipe Matias
Fotografia e edicao de imagem: Filipe Matias
Iluminacao e bastidores: Geani Abreu
Modelo: Cinara Reis

"...Primeiro passo: eu queria fazer um Book diferente...nada de fundo branco.. ou roupas do meu guarda Roupa"
                              Cinara



"...não queria olhar no espelho de jeito nenhum mas não teve como: cilios alongados, boca feita no pincel, e meu cabelo... Ahh o meu cabelo!! Cacheado! Sai do atelier do Matias me sentindo especial, tava gata de branca de neve!..."
                                     Cinara
"...a fotografia do Matias causa um estranhamento...voce para e fica observando cada detalhe...e eu topei na hora meu tema. já gostava do personagem e me identifico bastante com a pele branca, boca vermelha e o cabelo preto da Branca de neve..."
                               Cinara




3 comentários:

Unknown disse...

sempre me surpreende!!!

Cinderella disse...

Cara, suas fotos são muito boas!!!
Eu fiquei babando com as fotos da Paola de Cinderella *-*

Geani disse...

Só sei que a cada cor, retalho, corte inusitado vejo você! Seu trabalho não é técnica, forma ou idealização é exatamente a subversão de tudo! ai está o seu diferencial, aí está o jeito Matias de ver, ser e principalmente de re-inventar o tradicionalmente controverso!